segunda-feira, 8 de novembro de 2010

.:GONORRÉIA E CLAMÍDIA:.

A Gonorréia é uma DST (doença sexualmente transmissível) causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae (gonococo). A infecção acomete homens e mulheres igualmente.A transmissão só é feita de 2 maneiras: via sexual (oral, vaginal e anal) ou entre mãe e filho durante o parto. Não há descrições de transmissão do Gonococo através banheiros públicos ou piscinas. A gonorréia pode ser transmitida mesmo quando assintomática ou quando não há ejaculação. A camisinha é o melhor método para diminuir a possibilidade de transmissão. Seu período de incubação, ou seja, o período entre o contágio até o surgimento dos sintomas, varia de 2 a 8 dias.





SINTOMAS DA GONORRÉIA :
O principal sintoma é a uretrite, inflamação da uretra, que é o canal que conduz a urina, iniciando-se na bexiga e terminado na ponta do pênis ou da vulva (veja ilustração abaixo).A uretrite é caracterizada por um corrimento purulento, de aspecto leitoso, e ardência ao urinar, chamada de disúria.A gonorréia costuma ser sintomática nos homens, mas é comum passar despercebido no sexo feminino. 90% dos homens apresentam sintomas, mas até 50% das mulheres podem apresentar a infecção assintomática. Essa particularidade faz com que as complicações sejam mais comuns no sexo feminino, uma vez que, se nada sentem, as mesmas não procuram tratamento médico.



O fato de não se ter sintomas não significa que o(a) parceiro(a) não possa ser infectado(a) ou que este não possa apresentar gonorréia sintomática.Nas mulheres o quadro de disúria (ardência ao urinar) é mais comumente causado por uma infecção da bexiga, chamada de cistite , que nada tem a ver com doença sexualmente transmissível. Homens jovens, porém, raramente apresentam cistite, portanto, a presença de disúria (ardência ao urinar) neste grupo indica sempre a investigação de uma uretrite por uma DST. Uma regra simples é :- Mulheres jovens ou idosas com disúria, até que se prove o contrário, têm cistite- Homens idosos com disúria, até que se prove o contrário, têm alguma doença da próstata - Homens jovens com disúria, até que se prove o contrário, têm uma DSTObviamente, quando associado a ardência ao urinar, temos um quadro de corrimento de pus pela uretra, o diagnóstico fica mais fácil de ser feito, já que cistite não causa corrimento.


Outros sintomas da gonorréia são o prurido vaginal e escapes de sangue fora da menstruação. Os órgãos genitais são os mais acometidos, mas pessoas que praticam sexo anal e oral podem apresentar infecção anal e faringite pela Neisseria gonorrhoeae.Os sintomas da gonorréia anal incluem corrimento, comichão, vermelhidão e dor para evacuar.Quando não tratada, a gonorréia pode levar a grande número de complicações, como infecção dos testículos e próstata nos homens. Nas mulheres a pior complicação é a doença inflamatória pélvica, uma infecção grave dos órgãos reprodutores acometendo útero, ovários e trompas. Em ambos sexos pode ocorrer estreitamento da uretra e infertilidade.O Gonococo não tratado também pode levar a disseminação da doença pelo corpo. A gonorréia disseminada causa:

- Artrites infecciosas em joelho, tornozelos e cotovelos

- Lesões de peles (pequenos pontos purulentos principalmente em mãos e pés)

- Acometimento do fígado com hepatite

- Endocardite (infecção das válvulas do coração)

- Meningite

-Osteomielite (infecção dos ossos)

Além da doença disseminada, a gonorréia não tratada em grávidas pode ocasionar parto pré-maturo e infecção do recém-nascido, principalmente lesões oculares.


TRATAMENTO DA GONORRÉIA :

O tratamento da gonorréia é simples e feito da mesma maneira para homens e mulheres. Atualmente indica-se o tratamento com dose única de antibióticos. Os esquemas mais comuns são com Ceftriaxona intramuscular ou Ciprofloxacino por via oral. Azitromicina pode ser uma opção, mas os efeitos colaterais são comuns nas doses elevadas necessárias para tratar gonorréia.O parceiro deve ser sempre investigado e tratado. Indica-se abstinência sexual até que todos os sintomas desapareçam. Nos casos assintomáticos, deve-se evitar relações por pelo menos 1 semana após o tratamento. É possível se contrair gonorréia mais de uma vez.


CLAMÍDIA :

A clamídia é uma DST causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis. Estima-se que seja a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. Apresenta basicamente o mesmo quadro da gonorréia, porém, as infecções por clamídia tendem a apresentar menos sintomas. Talvez por isso, suas complicações sejam mais comuns. Enquanto que 90% dos homens apresentam sintomas de gonorréia, menos de 70% o fazem com clamídia. Nas mulheres, a faixa se situa abaixo dos 50%.Assim como na gonorréia, a transmissão é por via sexual. Não se pega clamídia em banheiro ou piscinas públicas.A diagnóstico diferencial entre a clamídia e gonorréia é feito somente através do exame microscópico do corrimento. Clinicamente, apenas, é impossível distinguir as duas DSTs. As complicações das duas doenças são semelhantes.A infecção por clamídia pode levar a uma outra infecção, além da uretrite, chamada de linfogranuloma venéreo, que se apresenta inicialmente como um nódulo inflamado o redor da região genital. Esse nódulo pode se transformar em uma úlcera. Se não tratado, o linfogranuloma venéreo atinge regiões mais profundas, acometendo linfonodos e órgãos reprodutores.


TRATAMENTO DA CLAMÍDIA :

Como o tratamento da infecção por clamídia também é simples, a distinção com a gonorréia, em geral não é necessária. O médico costuma prescrever um antibiótico que cure as 2 infecções, até porque, a co-infecção pelas duas bactérias é muito comum.


Um comentário:

MARISA A. RAMOS disse...

OLÁ PESSOAL,
VOCÊS ARRASARAM NO ARTIGO!!!
MUITO BOM MESMO.
VAMOS DIVULGAR ENTRE OS JOVENS QUE CONHECEMOS.
ABRAÇOS